5 dicas para se comunicar melhor com sua equipe

Fonte: Administradores

Cada vez mais empresas brasileiras têm despertado para a importância de aperfeiçoar a comunicação de seus líderes para garantir uma maior assertividade na gestão das equipes. Mas buscar essa melhoria na prática ainda é um grande desafio.

Existem, porém, estratégias objetivas e eficientes que a liderança pode adotar para se comunicar melhor com seu time desde já, como explica Tathiane Deândhela, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta (EUA) e autora do livro Faça Sua Comunicação Enriquecer Você.

“Quando falo sobre comunicação poderosa de líderes, eu sempre menciono o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele provou de forma irrefutável a importância de uma comunicação bem executada. Sempre mostrou, por exemplo, um tom de voz alinhado à mensagem. O cuidado ao pronunciar as palavras. Os gestos estão sempre alinhados à mensagem. A postura e tom de voz dão credibilidade ao discurso – respeitando as pausas, a reação da plateia e reforçando pontos importantes. É preciso entender que o líder não pode ser aquele ser intocável pela equipe. Pelo contrário! Um bom líder é acessível. Para isso, é necessário capacitar os líderes para o processo que é comunicar-se”, destaca a especialista. Deândhela lista abaixo algumas dicas bem práticas e acessíveis para as lideranças sobre o tema:

Evite falas negativas

“Estudos de Programação Neurolinguística (PNL) mostram que a palavra ‘não’ é um termo de difícil assimilação para nosso cérebro. Isso quer dizer que, se por exemplo, eu falo: ‘não pense em um fusca rosa’. Naturalmente a pessoa vai pensar! Então o segredo para que o líder se comunique com sua equipe é refletir sobre o tema. Então, por exemplo, em vez de dizer: ‘não estamos batendo as metas’. O líder tem que dizer: ‘o que podemos fazer para alcançar as metas?’”, pondera a especialista.

Cuidado com o uso da palavra “mas”

“Esse termo geralmente apaga tudo o que foi dito antes. Por exemplo, quando o líder for passar um feedback para alguém do time, é muito comum a abordagem que chamamos de ‘sanduíche’, ou seja, você começa dizendo algo positivo, apresenta o que deve ser melhorado e aí finaliza com algo positivo também. O erro acontece no momento em que, após falar algo positivo, muitos líderes usam a palavra ‘mas’, e aí todo o contexto se perde. Por exemplo: ‘você é um colaborador com muito potencial, mas…’. Para uma comunicação assertiva o líder deve usar a conjunção ‘e’. Por exemplo: ‘você tem muito potencial, e se melhorar ‘nesse’ e ‘nesse’ ponto, conseguirá transformar seu potencial em potência, a ponto de ser lembrado para possíveis promoções’”, explica a especialista.

Saiba a hora de falar

“Líderes também são seres humanos e isso significa que as emoções em alguns momentos estarão mais intensas! Então o ideal é dar feedbacks ou ter conversas francas, no momento em que o líder se sente no controle de suas próprias emoções. Se o líder sentir que não está em um bom dia, que está estressado, deve respirar e deixar a conversa para o dia seguinte. Porque aí ele pensará melhor e fará escolhas mais assertivas para se comunicar melhor com sua equipe ou colaborador”, esclarece.

Comunicação não é só o que eu falo, mas principalmente o que o outro entende

“Então sempre peça feedback do que o outro entendeu após seu discurso! É muito comum você falar uma coisa e a pessoa entender outra diferente. Isso, porque a outra pessoa tem os próprios filtros e interpretações do que escuta. Se não quer ter retrabalho, então confira se a compreensão da sua mensagem está de acordo com o que você realmente queria passar”, reforça.

Fale o óbvio

“O que é óbvio pra você nem sempre é óbvio pra todos! Em meus treinamentos de produtividade e alta performance, costumo fazer uma dinâmica que consiste em pedir aos líderes para desenharem uma casa. É uma tarefa relativamente simples, uma vez que todos já fizemos essa atividade no jardim de infância. Só que ao fazer essa solicitação sem ser muito específica, encontrarei casas de todos os tipos. Nesse momento interajo com o público, perguntando por que a casa tem poucas janelas, ou por que não tem piscina, ou por que é apenas com um andar. Todos me respondem: ‘você não pediu isso’. E eu retruco: ‘mas era óbvio que toda casa precisava ter janela em cada cômodo, precisava ter árvores e escada’. O que fica dessa atividade é: era óbvio para quem? O mesmo acontece todos os dias dentro das empresas”, finaliza Deândhela.

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