Como divulgar seu negócio nas redes sociais? Siga essas 5 dicas e promova seu trabalho!

O uso das redes sociais como alavanca no mundo dos negócios é cada vez mais comum. Essa nova diretriz vale para todos os segmentos e atividades, incluindo arquitetos e designers de interiores. Saber como divulgar seu negócio nas redes sociais é a chave para novos negócios.

Por se tratar de um serviço altamente especializado e personalizado, algumas estratégias específicas devem ser adotadas para melhorar a performance nas redes sociais, possibilitando assim potencializar a captação de clientes.

O empreendedor contemporâneo precisa estar atento à todas essas ferramentas de marketing, gestão e vendas, para não perder mercado para seus concorrentes. Isso porque é cada vez maior a competitividade e mais acirrada a luta por espaço e crescimento na internet.

Como divulgar seu negócio nas redes sociais

O primeiro passo que um empreendedor precisa entender é que é imperativo criar e manter perfis profissionais nas redes sociais, sejam elas quais forem. Isso não impede que seu perfil pessoal seja mantido, mas é preciso existir uma clara separação entre esses os dois tipos de perfis.

O primeiro benefício do uso de um perfil profissional é a credibilidade e o profissionalismo que essa ação trará. Nesse perfil específico, o foco estará em suas realizações e projetos, e não em suas viagens, passeios e atividades pessoais.

Depois do primeiro passo dado, diversas estratégias de melhoria da performance nas redes sociais devem ser adotadas. Além disso, a manutenção constante e a aferição dos resultados também é fundamental, já que as redes se caracterizam pela dinâmica e pela rapidez com que são atualizadas.

Veja, a seguir, algumas dessas estratégias, que ajudarão a melhorar sua performance nas redes sociais.

1 – Não tentar vender seu produto ou serviço o tempo todo

Embora essa estratégia pareça paradoxal, é fundamental que você entenda a lógica das redes sociais. Cada uma atende um determinado perfil de usuário e atrai um nicho específico.

Se o perfil de sua marca ou empreendimento apenas oferece serviços ou produtos, ela corre o sério risco de cair no esquecimento. Isso porque os usuários têm mais afinidade com as marcas que oferecem benefícios, sem que isso implique em comprar alguma coisa.

Obviamente, a adoção de estratégias que aumentem sua performance nas redes sociais têm como objetivo final aumentar as vendas, mas isso precisa ser feito de maneira sutil.

Antes de tentar vender algo, ofereça um bom conteúdo, apresente dicas úteis e as principais tendências atuais em seu nicho, por exemplo. Mostre na prática resultados de projetos desenvolvidos, compartilhe depoimentos de seus clientes satisfeitos, e estabeleça um vínculo próximo e de confiança com seus seguidores nas redes.

Assim, sua marca será vista com bons olhos e ficará guardada na memória dos usuários, e certamente será lembrada quando eles tiverem alguma demanda na área em que você atua.

Além disso, é bem provável que eles indiquem sua marca para algum familiar ou conhecido que esteja precisando de seus serviços, e esse círculo de indicações faz toda a diferença.

2- Gere conteúdo que faça a diferença

Na estratégia anterior, você deve ter conseguido perceber o quão importante é oferecer algo de valor aos seus seguidores. A melhor forma de fazer isso é por meio de conteúdos de excelência. Esse conteúdo agregará valor à marca e melhorará sua performance nas redes sociais.

Em redes com apelo visual, como o Instagram, a postagem de fotos e imagens chamativas faz toda a diferença. Porém, se você agregar um texto à imagem, que leve ao seu blog, por exemplo, o resultado poderá ser potencializado.

Portanto, não economize na criatividade e desenvolva conteúdos que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Dicas práticas e sugestões que fazem parte de seu cotidiano profissional e da rotina de seus clientes em potencial serão muito bem-vindas e farão com que sua marca ganhe autoridade em seu segmento.

Esse tipo de postagem pode dar aos usuários a sensação de que eles têm uma consultoria pessoal em assuntos assuntos específicos. Se suas dicas forem boas, certamente, eles indicarão sua marca para seu círculo de contatos.

Construir essa imagem de referência, como dissemos antes, é um dos pilares para melhorar sua performance nas redes sociais.

3 – Interaja com seus contatos

Muitas marcas ou empreendedores não sabem exatamente porque seus perfis profissionais não têm alcance e não geram engajamento junto a seu público-alvo. Na grande maioria dos casos, esses problemas são causados pela falta de interação com os seguidores nas redes sociais.

A lógica vigente nesses ambientes é a da visibilidade, portanto, cada curtida, comentário ou compartilhamento deve ser valorizado. É preciso dar atenção e, se possível, mimar um pouco seus seguidores, pois isso pode te ajudar a melhorar sua performance nas redes sociais.

Portanto, retribuir quem o segue e principalmente não deixar passar nenhum comentário é essencial, principalmente quando se tratarem de dúvidas e/ou sugestões.

Atenda cada pergunta como se fosse a última e a mais importante, pois atrás de uma simples resposta a um comentário pode estar seu próximo cliente de um grande projeto.

4 – Mantenha a constância nas postagens e interações

De nada adianta criar um perfil profissional no Instagram, uma fanpage no Facebook ou uma conta no LinkedIn e deixá-las abandonadas. É preferível não ter nenhum desses recursos a deixá-los às moscas, sem conteúdo e sem postagens frequentes.

Se um potencial cliente visitar essas plataformas e perceber que as postagens são antigas e defasadas, é bem provável que ele desista de entrar em contato e solicitar um orçamento.

Portanto, analise quais são as melhores opções em seu nicho e dedique-se à produção de conteúdo e de postagens, lembrando sempre que elas devem agregar valor e não apenas ser frequentes.

Um excelente opção é a programação das postagens, ferramenta disponível na maioria das redes sociais. Isso permite um planejamento prévio, que pode ser feito em um fim de semana por exemplo.

Outra alternativa é ter alguém especificamente dedicado para realizar postagens, responder comentários e sugestões e monitorar as notificações de seu perfil. Esse tipo de trabalho pode ser até mesmo terceirizado, e rende bons frutos, proporcionando a melhoria de sua performance nas redes sociais de forma ainda mais profissional.

5 – Trace estratégias claras e definidas

Vimos aqui algumas estratégias de como divulgar seu negócio nas redes sociais, e como extrair o máximo de resultado de cada uma delas. Entretanto, é você quem deve traçar sua estratégia de inserção nas redes sociais, de maneira que possa dar conta das demandas que mostramos aqui.

Com boa parte de seu tempo ocupada com os projetos e com a execução de tarefas, parece ser impossível conciliar o trabalho cotidiano com essas exigências todas que o uso das redes sociais impõe.

O segredo para conseguir fazer essa conciliação é o planejamento e a visão clara de que usar as redes como aliadas irá realmente fazer diferença na captação de clientes.

Em sua estratégia, leve em conta quem irá executar o trabalho prático de criação de conteúdo, de postagens, de programação e de interação com seus seguidores.

Como vimos, se você não puder fazer isso pessoalmente, por falta de tempo, treine alguém de sua equipe ou terceirize o serviço. Mas, sob nenhuma hipótese, negligencie o poder dessas novas mídias para captar mais clientes.

Aperfeiçoe seus conhecimentos sobre o mercado digital

Seu conhecimento técnico e sua criatividade são muito importantes, e eles são seu diferencial principalmente entre seus concorrentes. Seu trabalho é ímpar e, para ser cada vez mais reconhecido e recompensado, é preciso agregar mais conhecimento sobre as novas formas de divulgação e de marketing, principalmente em tempos digitais como o atual.

Aprender mais sobre essas ferramentas é fundamental e, da mesma forma, buscar conhecimento específico sobre técnicas e conceitos que são atualizados constantemente. Portanto, não deixe para depois o que você pode descobrir hoje.

Além das técnicas tradicionais de marketing, atualmente, existem diversas ferramentas e técnicas que facilitam o caminho que seus clientes terão que fazer até encontrar sua marca ou empresa.

Como vimos anteriormente, é bem provável que muitos de seus concorrentes estejam aplicando esses novos recursos diariamente. Portanto, ficar para trás não é uma opção.

Desafie-se constantemente a conhecer cada novo recurso de divulgação e escolha aqueles que mais se adaptam ao perfil de seu empreendimento. E lembre-se sempre de mensurar os resultados e perceber a relação entre custo e benefício de cada uma das ações tomadas.

FONTE: Hotmart

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